
Brasil
Dono do Banco Master se reuniu com diretor do BC antes de prisão pela PF
Banco Central decretou liquidação extrajudicial da instituição um dia após o encontro

Foto: DIvulgação
Pouco antes de ser preso pela Polícia Federal no dia 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, participou de uma reunião virtual com o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. As informações são da CNN.
Segundo o portal, o encontro ocorreu entre 13h30 e 14h10 e contou também com a presença de Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, ambos do Departamento de Supervisão Bancária do BC. Vorcaro foi preso por volta das 22h, no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos, diante do risco de fuga para Dubai.
Segundo a defesa, Vorcaro viajaria aos Emirados Árabes Unidos para fechar acordos relacionados à venda do Banco Master a um consórcio formado pela Fictor Holding Financeira e investidores locais. Os advogados afirmam ainda que ele mantinha negociações com a Mastercard Brasil para viabilizar a liberação de crédito e cumprir obrigações financeiras até a conclusão da venda. O Banco Central informou que não comentaria a reunião, mas no dia seguinte decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, medida que interrompe o funcionamento do banco e impede o avanço do acordo de venda.
A liquidação é aplicada em casos de insolvência considerada irrecuperável ou de infrações graves às normas do sistema financeiro, mas chamou atenção o fato de o BC não ter adotado medidas cautelares prévias. A defesa sustenta que o Banco Central tinha conhecimento tanto da negociação de venda quanto da viagem de Vorcaro. Nesta terça-feira (30), a PF colhe depoimentos, por videoconferência e de forma separada, de Daniel Vorcaro, do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa e de Ailton de Aquino, por determinação do ministro Dias Toffoli, do STF, com possibilidade de acareação em caso de contradições.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

