Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Dono do Banco Master se reuniu com diretor do BC antes de prisão pela PF

Brasil

Dono do Banco Master se reuniu com diretor do BC antes de prisão pela PF

Banco Central decretou liquidação extrajudicial da instituição um dia após o encontro

Dono do Banco Master se reuniu com diretor do BC antes de prisão pela PF

Foto: DIvulgação

Por: Metro1 no dia 30 de dezembro de 2025 às 10:52

Pouco antes de ser preso pela Polícia Federal no dia 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, participou de uma reunião virtual com o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino. As informações são da CNN.

Segundo o portal, o encontro ocorreu entre 13h30 e 14h10 e contou também com a presença de Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, ambos do Departamento de Supervisão Bancária do BC. Vorcaro foi preso por volta das 22h, no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga a emissão de títulos de crédito falsos, diante do risco de fuga para Dubai.

Segundo a defesa, Vorcaro viajaria aos Emirados Árabes Unidos para fechar acordos relacionados à venda do Banco Master a um consórcio formado pela Fictor Holding Financeira e investidores locais. Os advogados afirmam ainda que ele mantinha negociações com a Mastercard Brasil para viabilizar a liberação de crédito e cumprir obrigações financeiras até a conclusão da venda. O Banco Central informou que não comentaria a reunião, mas no dia seguinte decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, medida que interrompe o funcionamento do banco e impede o avanço do acordo de venda.

A liquidação é aplicada em casos de insolvência considerada irrecuperável ou de infrações graves às normas do sistema financeiro, mas chamou atenção o fato de o BC não ter adotado medidas cautelares prévias. A defesa sustenta que o Banco Central tinha conhecimento tanto da negociação de venda quanto da viagem de Vorcaro. Nesta terça-feira (30), a PF colhe depoimentos, por videoconferência e de forma separada, de Daniel Vorcaro, do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa e de Ailton de Aquino, por determinação do ministro Dias Toffoli, do STF, com possibilidade de acareação em caso de contradições.