Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 01 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

MEC regulamenta programa para fortalecer formação profissional

Brasil

MEC regulamenta programa para fortalecer formação profissional

Iniciativa permite reduzir juros da dívida dos estados em troca de investimentos no ensino técnico

MEC regulamenta programa para fortalecer formação profissional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 01 de janeiro de 2026 às 11:00

O Ministério da Educação (MEC) publicou, na terça-feira (30), no Diário Oficial da União, a portaria que regulamenta o Programa Juros por Educação. A iniciativa permite que estados e o Distrito Federal reduzam os juros de suas dívidas com a União em troca de investimentos e metas de expansão de matrículas na educação profissional e tecnológica (EPT) de nível médio, além de melhorias na infraestrutura dos cursos técnicos.

O programa tem como objetivo ampliar a oferta de educação técnica estadual, alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), e criar novas oportunidades profissionais. Serão beneficiados estudantes do ensino médio integrado ou concomitante à EPT, pessoas que já concluíram o ensino médio e desejam cursar formação técnica, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional. 

Os estados deverão destinar, no mínimo, 60% dos recursos economizados com a dívida ao ensino técnico, percentual que pode cair para 30% em casos excepcionais. Os recursos poderão ser aplicados em obras, compra de equipamentos, pagamento de pessoal, material didático, bolsas de permanência e formação de professores. A portaria também exige a apresentação anual de um Plano de Aplicação, publicação de balanços semestrais e registro das matrículas no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).