Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Quinta-feira, 01 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

CNBB faz balanço de 2025 e pede pacificação e diálogo no país

Brasil

CNBB faz balanço de 2025 e pede pacificação e diálogo no país

Bispos apontam desafios como corrupção, desigualdade e violência, mas destacam conquistas em saúde, economia e sustentabilidade

CNBB faz balanço de 2025 e pede pacificação e diálogo no país

Foto: Divulgação / Santuário Nacional

Por: Metro1 no dia 01 de janeiro de 2026 às 14:50

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nesta segunda-feira (29) sua Carta de Ano-Novo, manifestando “grave preocupação” com retrocessos em ética, democracia e cuidado com os mais pobres no país. A entidade destacou que 2025 foi marcado por “profundas tensões sociais” que enfraqueceram a confiança nas instituições e pediu diálogo, pacificação e respeito aos mecanismos democráticos.

O documento aponta problemas como corrupção, perda de decoro de autoridades, flexibilização de marcos legais, ameaças ao meio ambiente e povos originários, violência e intolerância, além da elevada desigualdade social e do impacto dos juros da dívida sobre áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

Ao mesmo tempo, a CNBB celebrou conquistas em 2025, como o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), queda do desemprego, estabilidade da inflação, abertura de novos mercados internacionais, avanços em energias renováveis e a realização da COP30 em Belém. Destacou ainda iniciativas sociais, como a taxação de grandes fortunas e a redução da jornada de trabalho em algumas cidades.

A carta reafirma valores cristãos, defendendo a “sacralidade da vida desde a concepção até o seu fim natural” e ampliando o conceito de defesa da vida para combater fome, miséria e desigualdade. O texto encerra com a mensagem de esperança: “Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar.”

O documento é assinado pelo presidente da CNBB, dom Jaime Cardeal Spengler, e por outros líderes da instituição, que coordena a ação pastoral da Igreja Católica no Brasil e atua em questões sociais e éticas.