
Brasil
PF desliga geradores à noite após reclamações de Bolsonaro sobre barulho
Medida atende pedido da defesa e busca reduzir desconforto causado pelo ar-condicionado no local de detenção do ex-presidente

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
A Polícia Federal passou a desligar, durante o período noturno, os geradores que alimentam o sistema de ar-condicionado central do prédio onde o ex-presidente Jair Bolsonaro está detido, em Brasília. A decisão atende a solicitações feitas pela defesa do ex-mandatário.
Segundo informações do O Globo, a medida foi adotada como forma de reduzir o desconforto causado pelo ruído dos equipamentos, sem comprometer o funcionamento da PF. Os geradores ficam em uma área externa, mas muito próxima da sala onde Bolsonaro cumpre pena.
De acordo com a equipe do ex-presidente, o barulho contínuo vinha prejudicando o descanso e provocando mal-estar constante. Ficou definido que os equipamentos serão desligados diariamente das 19h30 às 7h30. Durante esse intervalo de 12 horas, o sistema de climatização permanecerá inativo para garantir silêncio no local.
A defesa chegou a levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que a situação “ultrapassa o mero desconforto e passa a caracterizar perturbação contínua à saúde e à integridade do preso”.
Na terça-feira, o ex-vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, publicou nas redes sociais que a PF havia fornecido protetores auriculares e criticou a solução adotada. Segundo ele, em vez de “eliminar a causa do problema”, com o conserto do equipamento, a corporação teria optado por uma “suposta medida”.
Jair Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal desde 22 de novembro do ano passado, após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão por cinco crimes diferentes.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

