Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Erika Hilton anuncia denúncia contra Nikolas Ferreira ao MPF por declarações sobre o Pix

Brasil

Erika Hilton anuncia denúncia contra Nikolas Ferreira ao MPF por declarações sobre o Pix

Deputada acusa parlamentar de espalhar desinformação, causar pânico e favorecer o crime organizado

Erika Hilton anuncia denúncia contra Nikolas Ferreira ao MPF por declarações sobre o Pix

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 15 de janeiro de 2026 às 18:12

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) afirmou, nesta quinta-feira, que vai denunciar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para o Ministério Público Federal (MPF) em razão de declarações recentes sobre o sistema de pagamentos Pix. Segundo a parlamentar, o deputado tem difundido informações falsas ao afirmar que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende “monitorar” as movimentações financeiras realizadas por meio do mecanismo.

As declarações de Nikolas Ferreira foram feitas na noite da última terça-feira, quando o parlamentar voltou a utilizar as redes sociais para criticar o Pix e sugerir que o governo ampliaria o controle sobre as transações financeiras da população. Para Erika Hilton, as falas têm como objetivo provocar medo na população e prejudicar ações de combate ao crime organizado, argumento que também vem sendo sustentado pela Receita Federal.

“Estou denunciando o deputado Nikolas Ferreira ao Ministério Público Federal por, novamente, espalhar mentiras sobre o Pix para causar pânico, ao mesmo tempo que cria uma narrativa que beneficia o crime organizado”, escreveu a deputada em suas redes sociais.

Erika Hilton afirma que as declarações podem configurar crimes previstos na Lei nº 7.492, que trata dos delitos contra o sistema financeiro nacional. A legislação prevê pena de dois a seis anos de reclusão para a divulgação de informação falsa ou prejudicialmente incompleta sobre temas econômicos e financeiros.

A deputada também negou as afirmações feitas pelo parlamentar do PL. “Não, a Receita Federal não colocará todo mundo na malha fina, o Pix não será fiscalizado para aumentar a taxação sobre os trabalhadores informais e pequenos empreendedores, e muito menos taxado”, declarou.