
Brasil
Hugo Motta defende rápida aprovação do acordo Mercosul–UE no Congresso
Presidente da Câmara diz que dará prioridade à tramitação assim que o texto chegar do Executivo

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai incluir o acordo entre o Mercosul e a União Europeia na pauta da próxima reunião de líderes partidários, marcada para o dia 28 de janeiro, e disse acreditar em uma “rápida aprovação” do tratado pelo Congresso Nacional.
“Minha intenção é dar prioridade ao seu exame pela Câmara dos Deputados assim que o recebermos do Poder Executivo”, declarou Motta. Segundo ele, o ambiente na Casa é favorável à aprovação. “Vou tratar desse assunto na próxima reunião de líderes e estou certo de que o espírito na Casa é amplamente favorável à rápida aprovação do acordo, pelos impactos positivos que terá para o Brasil e para todos os demais participantes”, completou. A declaração foi feita em entrevista ao GloboNews.
De acordo com o blog do jornalista Valdo Cruz, o governo pretende aprovar o acordo ainda neste semestre, para que o Brasil esteja pronto para colocá-lo em vigor assim que a União Europeia superar seus entraves internos.
O tratado, considerado o maior acordo de livre comércio do mundo, foi assinado no último sábado (17), em Assunção, no Paraguai, mas ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países envolvidos para entrar em vigor.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

