
Brasil
Quem recicla resíduos pode receber cashback em faturas de luz e água; entenda
Objetivo da proposta é reduzir descarte irregular de materiais recicláveis no meio ambiente e promover consumo consciente em todo o país

Foto: Canva imagens
Uma proposta que cria o Programa Recicla e Cash foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou. A iniciativa institui o sistema de cashback (crédito financeiro) para consumidores que realizarem a destinação correta de resíduos recicláveis, com descontos nas faturas de energia elétrica e água.
Segundo o relator, deputado Cobalchini (MDB-SC), a proposta cria uma política pública que envolverá responsabilidade ambiental, economia circular e inclusão social, beneficiando diretamente as famílias, especialmente as de baixa renda.
O projeto estabelece que o cidadão deverá se cadastrar em plataforma digital e entregar os resíduos em pontos de coleta credenciados. O material será pesado e convertido em pontuação para desconto nas contas de serviços escolhidas pelo usuário.
Incentivo à educação ambiental
Com o projeto, a ideia é reduzir o descarte irregular de materiais recicláveis no meio ambiente e promover a educação ambiental e o consumo consciente em todo o país. A fiscalização caberá aos órgãos ambientais e reguladores.
O texto prevê a participação de prefeituras no cadastramento de catadores e de cooperativas. Desta forma, as cooperativas terão prioridade na gestão dos materiais, visando fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem e a inclusão social.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

