
Brasil
Câmara aprova criação de universidades federais do Esporte e Indígena
A criação da instituição foi alvo de críticas da oposição

Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) os projetos que criam a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) e a Universidade Indígena (Unind). As propostas, enviadas pelo governo Lula, seguem agora para análise do Senado.
A UFEsporte terá sede em Brasília e será voltada à formação de profissionais para gestão de políticas públicas de esporte, administração de entidades esportivas e treinamento de atletas em diferentes modalidades. O primeiro reitor será nomeado pelo ministro da Educação para organizar o estatuto da instituição, e o dirigente definitivo deverá ser escolhido em até 180 dias após a apresentação das propostas.
A criação da universidade foi alvo de críticas da oposição. O deputado Alberto Fraga (PL-DF) afirmou que os recursos deveriam ser destinados a cursos de educação física já existentes no país, em vez da criação de uma nova instituição. Já parlamentares da base governista defenderam a ampliação de vagas no ensino superior público e o fortalecimento do orçamento da educação.
A Unind também terá sede em Brasília, com possibilidade de instalação de campi em outras regiões, e ficará vinculada ao Ministério da Educação. A instituição oferecerá cursos de graduação, além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão, com foco na valorização das culturas indígenas, na promoção da sustentabilidade socioambiental dos territórios e no incentivo a inovações tecnológicas adequadas às realidades dos povos indígenas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

