
Brasil
Diretor da PF foi a evento internacional patrocinado pelo Master
Os investigadores apontam que a participação no evento pode indicar uma possível relação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Polícia Federal incluiu, no pedido de suspeição do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, a participação do magistrado no 10º Fórum Jurídico, Brasil de Ideias, realizado de 24 a 26 de abril de 2024, em Londres. O evento foi patrocinado pelo Banco Master, de Daniel Vorcaro.
A corporação considera Vorcaro como o líder de um esquema de fraude no sistema financeiro e apontou a presença de Toffoli como um dos principais fundamentos para questionar sua atuação como relator do inquérito.
Segundo a apuração do Poder 360, os investigadores entenderam que a participação no evento financiado por Vorcaro poderia indicar uma possível relação de proximidade entre o ministro e o empresário. A argumentação, porém, não menciona que outras autoridades dos Três Poderes também estiveram presentes, como o ministro Alexandre de Moraes e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Andrei também participou do fórum e ficou hospedado no hotel cinco estrelas The Peninsula London.
O pedido de suspeição consta em um relatório de aproximadamente 200 páginas elaborado pela Polícia Federal e entregue pessoalmente por Andrei ao presidente do STF, ministro Luiz Edson Fachin, em 10 de fevereiro. O documento foi discutido em reunião fechada entre os 10 ministros na quinta-feira (12), que resultou em nota pública na qual a Corte rejeitou a arguição de suspeição. No mesmo dia, Toffoli deixou a relatoria do caso, e o inquérito foi redistribuído ao ministro André Mendonça. O relatório, dividido em quatro capítulos, não teve seu conteúdo integral divulgado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

