
Brasil
Área técnica do TCU propõe arquivar pedido de investigação sobre festas de Daniel Vorcaro
Auditores afirmam que não há indícios de uso de recursos públicos federais nem competência da Corte para o caso

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A área técnica do Tribunal de Contas da União propôs o arquivamento do pedido de abertura de investigação sobre a participação de autoridades federais em festas promovidas pelo banqueiro Daniel Vorcaro em sua casa de veraneio em Trancoso (BA). O requerimento havia sido apresentado pelo Ministério Público de Contas.
Na representação, o procurador Lucas Rocha Furtado solicitou que o TCU identificasse os frequentadores dos eventos e apurasse se algum órgão ou entidade federal contribuiu para financiá-los. Ele também pediu medida cautelar para início imediato das investigações, com coleta de documentos, informações e depoimentos, a fim de evitar perda de provas.
Em manifestação, a AudBancos (Unidade de Auditoria Especializada em Bancos Públicos e Reguladores Financeiros) afirmou que a representação “não trouxe evidências para as supostas irregularidades” e “não trata de matéria de competência do TCU”, além de não haver indícios de uso de “recursos públicos federais nas circunstâncias narradas”.
O processo está pautado para a sessão da Segunda Câmara do TCU na próxima terça-feira (24), sob relatoria do ministro Jorge Oliveira. A tendência é que a Corte valide a proposta da área técnica e determine o arquivamento da representação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

