
Brasil
Amazônia tem segundo menor desmatamento no 1º trimestre, enquanto Cerrado registra alta
Dados do Inpe apontam queda de 7% na Amazônia e aumento de 15% no Cerrado nos três primeiros meses de 2026

Foto: TV Brasil
A Amazônia registrou o segundo menor índice de desmatamento para o primeiro trimestre desde o início da série histórica do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre janeiro e março de 2026, foram derrubados 399,59 km² de floresta, uma queda de cerca de 7% em relação ao mesmo período de 2025.
Apesar do recuo, o Cerrado apresentou movimento contrário. No mesmo período, o bioma perdeu 1.466,11 km² de vegetação nativa, alta de aproximadamente 15% em comparação ao ano anterior. O número representa o segundo pior primeiro trimestre da série histórica do Deter para o Cerrado, iniciada em 2017/2018.
Os dados são do sistema Deter, que emite alertas em tempo real para subsidiar ações de combate a crimes ambientais e identificar tendências de desmatamento. Historicamente, os primeiros meses do ano concentram menores índices na Amazônia devido ao período chuvoso, enquanto a derrubada tende a crescer nos meses mais secos.
Ainda é apontado uma tendência de queda mais ampla na Amazônia. Até o momento, foram registrados 1.590 km² de área desmatada, redução de quase 30% em relação ao mesmo período anterior. Já no Cerrado, o cenário permanece estável, com leve alta de 0,2%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

