
Brasil
Ypê diz que suspenderá ressarcimento de produtos
Empresa tinha lançado formulário para consumidores solicitarem reembolso de produtos afetados pela suspensão determinada pela Anvisa

Foto: Divulgação
Após a Ypê lançar um formulário para consumidores solicitarem o reembolso de produtos afetados pela suspensão determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a empresa voltou atrás e afirmou que o ressarcimento de seus itens será suspenso.
Segundo o diretor-executivo de assuntos jurídicos e corporativos da empresa, Sergio Pompilio, em entrevista ao G1, a determinação da Anvisa desta sexta-feira (15) — de manter a suspensão da fabricação, comercialização e uso de produtos da marca — não obriga a empresa a realizar a indenização.
A Ypê afirmou ainda, em nota publicada após a reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa, que, segundo seus controles e análises internas, os produtos da marca são seguros para o consumidor. A empresa disse que propôs à agência a realização de novos testes, por “laboratórios independentes” autorizados pela Anvisa, em todos os lotes já colocados no mercado com o objetivo de "garantir a segurança" dos itens junto ao consumidor e viabilizar a liberação para uso "o mais rápido possível".
Ainda em nota, a Ypê esclareceu sobre a devolução dos produtos. Lava-roupas líquidos, lava-louças líquidos e desinfetantes com lote final 1 não precisam ser devolvidos neste momento, segundo a empresa.
"O que está valendo hoje, e a nossa recomendação para o consumidor, é exatamente a suspensão de uso. Até que haja comprovação, se o laudo de um laboratório autorizado pela Anvisa indicar que os produtos fabricados em determinado período não estão aptos ao uso, passaremos a tratar de recolhimento", afirmou Pompilio.
Como medida preventiva, a orientação é que esses itens permaneçam guardados até que novos laudos de laboratórios independentes confirmem a ausência de contaminação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

