
Brasil
Cunha tenta anular votação que pede perda do mandato
O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entrou na ultima quinta-feira (23), com recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho de Ética de cassar seu mandato de deputado [Leia mais...]

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entrou na ultima quinta-feira (23), com recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho de Ética de cassar seu mandato de deputado. Ao recorrer, Cunha tenta anular a votação do parecer final do colegiado. Ele aponta que, durante o procedimento, deveria ter sido usado o painel eletrônico, quando todos deputados votam simultaneamente.
O parecer do relator no colegiado, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), foi aprovado na semana passada por 11 votos a 9. A palavra final sobre o mandato de Cunha, porém, é do plenário da Casa, onde são necessários pelo menos 257 votos para aprovar a perda do mandato.
Ao recorrer por uma votação com painel eletrônico, a defesa de Cunha argumenta que, da forma como ocorreu, sendo apresentado o voto dos parlamentares um por um, os últimos a votar podem ser influenciados pelos primeiros. Cunha também questiona, no recurso, a escolha do relator do caso e o que a defesa chama de "parcialidade" do presidente do colegiado.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

