Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Lula diz não reconhecer Moro e se recusa a dar informações sobre presentes

Brasil

Lula diz não reconhecer Moro e se recusa a dar informações sobre presentes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se negou a dar mais informações ao juiz Sérgio Moro sobre as 23 caixas com presentes recebidos durante seu período na presidência [Leia mais...]

Lula diz não reconhecer Moro e se recusa a dar informações sobre presentes

Foto: Lula Marques/ AGPT

Por: Bárbara Silveira no dia 05 de setembro de 2016 às 15:19

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se negou a dar mais informações ao juiz Sérgio Moro sobre as 23 caixas com presentes recebidos durante seu período na presidência. De acordo com publicação da Exame dessa segunda-feira (5), através da sua defesa, o petista alegou que não reconhece a competência do juiz federal  na investigação que apreendeu o conteúdo durante a Operação Aletheia, 24ª fase da Lava Jato, em março. Lula afirmou que vai falar sobre o assunto somente com um representante da Justiça Federal de Brasília.

Dentre os presentes estão moedas, espadas, adagas, canetas, condecorações e outros objetos de valor que estavam armazenados no banco desde 2011.  "Necessário salientar que o peticionário (Lula) não reconhece a competência do Juízo da 13ª Vara Criminal de Curitiba para a condução do presente feito", afirmam os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos.

“Há que se pontuar que o presente procedimento versa sobre fatos que ocorreram em Brasília (isto é, suposto recebimento de bens quando no exercício do cargo de Presidente da República) e a busca e apreensão se deu em agência do Banco do Brasil localizada em São Paulo. Desse modo, não há motivos para que a presente investigação ocorra em Curitiba, uma vez, ainda, que todos os fatos apontados na investigação se dissociam territorial e materialmente de qualquer aspecto ou conteúdo da 'Operação Lava Jato'."