
Brasil
TCU rejeita por unanimidade as contas de 2015 do governo Dilma
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5), o parecer do ministro relator do processo que analisa as contas de 2015 do governo federal. José Múcio Monteiro, recomendou que Congresso Nacional, rejeitasse as contas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). [Leia mais...]

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5), o parecer do ministro relator do processo que analisa as contas de 2015 do governo federal, José Múcio Monteiro, que recomendou que Congresso Nacional rejeitasse as contas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Em seu relatório preliminar. Múcio tinha apontado 17 irregularidades, dentre as quais “graves irregularidades que tiveram como consequência a manutenção ou expansão dos gastos públicos em um cenário onde a legislação orçamentária e fiscal impunha uma maior restrição na execução dos gastos”.
Conforme o ministro, ao utilizar da abertura de créditos suplementarse ao longo de 2015, o governo federal se valeu de atos “que afetaram os princípios da transparência” e “dificultaram a atuação dos órgãos de controle”.
O advogado da ex-presidente, Ricardo Lodi, alegou que o TCU deveria ter feito uma ressalva nas contas do ano passado, e não rejeitar todas. Para ele, o esforço fiscal feito pelo governo federa em 2015 não foi adequadamente considerado pelo Tribunal de Contas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.