Brasil

Gabarito do Enem 2016 é divulgado nesta quarta-feira; resultado sai em janeiro

Os cerca de oito milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso ao gabarito das provas na manhã da próxima quarta-feira (9). A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Fotos Públicas

Por Gabriel Nascimento no dia 08 de Novembro de 2016 ⋅ 09:36

Os cerca de oito milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso ao gabarito das provas na manhã da próxima quarta-feira (9). A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado final será divulgado no dia 19 de janeiro.

Apesar da divulgação das respostas, o estudante não consegue saber quanto tirou, já que o sistema de correção utilizado pelo Enem é o da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. A pontuação varia de acordo com o percentual de acertos e erros dos candidatos naquele item. Quem acertar um item com alto índice de erros, vai ganhar mais pontos por ele. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final.

Com as notas do Enem, os estudantes podem disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Candidatos maiores de 18 anos podem usar o exame para receber a certificação do ensino médio.

Notícias relacionadas