Sexta-feira, 03 de abril de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Vídeo mostra atirador fazendo controle antropogênico de javaporcos

Brasil

Vídeo mostra atirador fazendo controle antropogênico de javaporcos

Para conter o crescimento populacional descontrolado do javali ou javaporco (cruzamento do javali selvagem com o porco doméstico – igualmente nocivo) que tem causado graves prejuízos ambientais, econômicos e já é considerado por especialistas uma ameaça à saúde da população em todo o território nacional, o Ibama autorizou o abate do animal em todo o território nacional. Veja vídeo [ Leia mais…]

Vídeo mostra atirador fazendo controle antropogênico de javaporcos

Foto: Portal da Cidade

Por: André Teixeira no dia 09 de novembro de 2016 às 15:51

Para conter o crescimento populacional descontrolado do javali ou javaporco (cruzamento do javali selvagem com o porco doméstico – igualmente nocivo) tem causado graves prejuízos ambientais, econômicos e já é considerado por especialistas uma ameaça à saúde da população em todo o território nacional, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) autorizou o abate do animal em todo o território nacional. 

O javali é originário da Europa e foi introduzido no Brasil com autorização do Ibama para a criação no fim da década de 1980 e início de 1990. Extremamente agressivo, o animal não possui predadores naturais e se reproduz em velocidade espantosa – cerca de duas a três vezes por ano. Varas de javalis fugiram dos criadores, outros foram soltos, o que ocasionou o descontrole da espécie.

Diante da situação alarmante, a instrução normativa nº 03/2013 do Ibama decretou a nocividade do animal e autorizou o abate para controle populacional no Brasil.

 

Veja vídeo