
Brasil
Livro de Franklin Martins conta história política do Brasil por meio da música
Em entrevista à Rádio Metrópole nessa terça-feira (21), o jornalista e comentarista político Franklin Martins, comentou o lançamento do seu livro ‘Quem Foi Que Inventou o Brasil — A Música Popular Conta a História’, que conta a história da política brasileira através da música. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Folha de S.Paulo
Em entrevista à Rádio Metrópole nessa terça-feira (21), o jornalista e comentarista político Franklin Martins comentou o lançamento do seu livro ‘Quem Foi Que Inventou o Brasil? — A Música Popular Conta a História’, que detalha a trajetória da política brasileira por intermédio da música.
Com três volumes, a obra traz, por meio de músicas de todas as épocas, uma reflexão sobre fatos marcantes da política. “Eu só consegui isso porque tem uma coisa chamada internet. E através da internet, eu fui construindo uma rede de amigos e parceiros. Além de tudo, eu pude acessar base de dados a distância, pude ouvir músicas e descobri preciosidades, como por exemplo uma música sobre a Revolta da Chibata, que foi produzida e gravada durante a revolta, e que ninguém conhecia”, afirma.
Com cerca de mil músicas pesquisadas, o jornalista lembrou o período da Ditadura Militar, que rendeu inúmeras canções políticas. "É um período com muita música sobre politica, letras com duplo sentido, com sentido figurado. Trezentas e poucas músicas sobre esses 21 anos sobre ditadura. Mas também havia a denúncia da opressão, o sonho da liberdade, a confiança de que o mundo no futuro seria melhor”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.