Terça-feira, 13 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Por falta de pagamento do governo, Casa da Moeda suspende emissão de passaportes

Brasil

Por falta de pagamento do governo, Casa da Moeda suspende emissão de passaportes

A impressão de passaportes para brasileiros está suspensa desde a última quarta-feira (7) pela Casa da Moeda, responsável pelos documentos, por falta do pagamento que deveria ter sido feito pelo Tesouro Nacional. [Leia mais...]

Por falta de pagamento do governo, Casa da Moeda suspende emissão de passaportes

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 13 de dezembro de 2016 às 17:34

A impressão de passaportes para brasileiros está suspensa desde a última quarta-feira (7) pela Casa da Moeda, responsável pelos documentos, por falta do pagamento que deveria ter sido feito pelo Tesouro Nacional. De acordo com a GloboNews, os postos de atendimento da Polícia Federal (PF), unidades que emitem os passaportes, já foram avisadas da paralisação.

Com a suspensão, os documentos, que já demoravam de ser entregues, devem precisar de ainda mais tempo. As pessoas que estão planejando ter viagens internacionais podem ter problemas com a paralisação do serviço. Com sede no Rio de Janeiro, a Casa da Moeda produz, por mês, 183.300 passaportes.

De acordo com a PF, o dinheiro arrecadado com a emissão do passaporte (os brasileiros pagam uma tava de R$ 257,25 ou de R$ 334,42 em casos de urgência), seria o suficiente para que o serviço da Casa da Moeda fosse pago. Contudo, os recursos são repassados diretamente para o Tesouro Nacional, que não usa o dinheiro, necessariamente, para pagar os serviços da Casa.