
Brasil
Campanha da Fraternidade tem como tema cuidado com biomas brasileiros
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada grupo, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura de quem vive nesses biomas. [Leia mais...]

Foto: Arquidiocese/Brasília
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu nesta quarta-feira (1º) a Campanha da Fraternidade 2017, com o tema: biomas brasileiros e a defesa da vida. De acordo com a entidade, o objetivo da ação é dar ênfase à diversidade de cada grupo, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura de quem vive nesses biomas.
Em mensagem ao Brasil, o papa Francisco afirmou: “Este é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”. O religioso disse também que o desafio global pela preservação, “pelo qual toda a humanidade passa”, exige o envolvimento de cada pessoa junto com a atuação da comunidade local.
“É necessário conhecer e aprender com esses povos e suas relações com a natureza. Assim, será possível encontrar um modelo de sustentabilidade que possa ser uma alternativa ao afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres”, falou o papa.
O texto-base da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como lema Cultivar e guardar a criação, aborda cada um dos seis biomas brasileiros, suas características e significados, desafios e as principais iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos povos originários. Entre as ações propostas estão o aprofundamento de estudos e debates nas escolas públicas e privadas sobre o tema abordado pela campanha.
A Campanha da Fraternidade existe há mais de 50 anos, no Brasil, e sua abertura oficial sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.