Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Brasil

Justiça decreta prisão do ex-delegado Protógenes Queiroz

A prisão do ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado Protógenes Queiroz foi decretada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (31). [Leia mais...]

Justiça decreta prisão do ex-delegado Protógenes Queiroz

Foto: Antônio Cruz / Arquivo/ Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 31 de março de 2017 às 13:00

A prisão do ex-delegado da Polícia Federal e ex-deputado Protógenes Queiroz foi decretada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (31). A decisão da juíza substituta Andréia Moruzzi, da 7ª vara federal criminal da capital paulista, foi tomada porque Protógenes não compareceu a uma audiência dia 6 de março, em que seria estabelecida a forma como ele cumpriria a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2014 na Operação Satiagraha, por vazamento de informações e violação do sigilo funcional.

Quando foi condenado, Queiroz era deputado federal pelo PCdoB de São Paulo. Protógenes comandou em 2008, na PF, a Operação Satiagraha, que investigou crimes financeiros e prendeu o banqueiro Daniel Dantas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, já falecido.

A defesa de Protógenes Queiroz alegou que ele recebeu asilo político do governo suíço em 2016 e vive em Genebra. Por este motivo, conforme o defensor, ele não compareceu à audiência.

Justiça decreta prisão do ex-delegado Protógenes Queiroz - Metro 1