Domingo, 13 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

'Respeite o direito autoral e as pessoas', diz Ivete Sangalo para deputada

Brasil

'Respeite o direito autoral e as pessoas', diz Ivete Sangalo para deputada

Nesta quinta-feira (6), a cantora Ivete Sangalo se manifestou em uma rede social contra o Projeto de Lei (PL) 3.968/1997, que isentaria igrejas, academias, hotéis, rádios comunitárias e outros estabelecimentos do pagamento de direitos autorais musicais. 'Respeitem o direito autoral. Respeitem as pessoas', escreveu a baiana. [Leia mais...]

'Respeite o direito autoral e as pessoas', diz Ivete Sangalo para deputada

Foto: Reprodução/Instagram

Por: Yasmin Garrido no dia 06 de abril de 2017 às 14:48

Nesta quinta-feira (6), a cantora Ivete Sangalo se manifestou em uma rede social contra o Projeto de Lei (PL) 3.968/1997, que isentaria igrejas, academias, hotéis, rádios comunitárias e outros estabelecimentos do pagamento de direitos autorais musicais. 'Respeitem o direito autoral. Respeitem as pessoas', escreveu a baiana.

Outros artistas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Lavigne, Teresa Cristina, Flora Gil, Samuel Rosa (Skank), Lenine e outros também aderiram à campanha em defesa dos direitos autorais. Todos eles defendem a inconstitucionalidade do Projeto de Lei, que tem como relatora a deputada federal Renata Abreu (PTN-SP).

No entanto, outra questão que causou revolta aos artistas (músicos, compositores, intérpretes) foi o fato de a deputada ser herdeira de duas emissoras de rádio que juntas devem quase R$ 25 milhões ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Renata é filha do ex-deputado José Masci de Abreu, proprietário das empresas Sistema Atual de Radiodifusão e Rádio Difusora Atual.

O PL 3.968 original, elaborado em 1997 pelo então deputado federal Serafim Venzon (PSDB-SC), propunha a isenção apenas para órgãos públicos e entidades filantrópicas. Na época, ainda não havia sido aprovada a Lei 9.610, de 1998, que versa sobre direitos autorais no Brasil.

Veja abaixo a manifestação dos artistas nas redes sociais: