Brasil

'Respeite o direito autoral e as pessoas', diz Ivete Sangalo para deputada

Nesta quinta-feira (6), a cantora Ivete Sangalo se manifestou em uma rede social contra o Projeto de Lei (PL) 3.968/1997, que isentaria igrejas, academias, hotéis, rádios comunitárias e outros estabelecimentos do pagamento de direitos autorais musicais. 'Respeitem o direito autoral. Respeitem as pessoas', escreveu a baiana. [Leia mais...]

['Respeite o direito autoral e as pessoas', diz Ivete Sangalo para deputada]
Foto : Reprodução/Instagram

Por Yasmin Garrido no dia 06 de Abril de 2017 ⋅ 14:48

Nesta quinta-feira (6), a cantora Ivete Sangalo se manifestou em uma rede social contra o Projeto de Lei (PL) 3.968/1997, que isentaria igrejas, academias, hotéis, rádios comunitárias e outros estabelecimentos do pagamento de direitos autorais musicais. 'Respeitem o direito autoral. Respeitem as pessoas', escreveu a baiana.

Outros artistas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Lavigne, Teresa Cristina, Flora Gil, Samuel Rosa (Skank), Lenine e outros também aderiram à campanha em defesa dos direitos autorais. Todos eles defendem a inconstitucionalidade do Projeto de Lei, que tem como relatora a deputada federal Renata Abreu (PTN-SP).

No entanto, outra questão que causou revolta aos artistas (músicos, compositores, intérpretes) foi o fato de a deputada ser herdeira de duas emissoras de rádio que juntas devem quase R$ 25 milhões ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Renata é filha do ex-deputado José Masci de Abreu, proprietário das empresas Sistema Atual de Radiodifusão e Rádio Difusora Atual.

O PL 3.968 original, elaborado em 1997 pelo então deputado federal Serafim Venzon (PSDB-SC), propunha a isenção apenas para órgãos públicos e entidades filantrópicas. Na época, ainda não havia sido aprovada a Lei 9.610, de 1998, que versa sobre direitos autorais no Brasil.

Veja abaixo a manifestação dos artistas nas redes sociais:

Notícias relacionadas

[PF cumpre mandado de busca e apreensão no BNDES]
Brasil

PF cumpre mandado de busca e apreensão no BNDES

Por João Brandão no dia 26 de Fevereiro de 2020 ⋅ 16:40 em Brasil

A busca faz parte do processo que investiga o ex-ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão e o ex-presidente da Ancine Christian de Castro