Sábado, 16 de outubro de 2021

Brasil

Conar condena campanha da Renault sobre nordestinos; veja

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que a montadora Renault altere a campanha “Renografias III – Viajar Quebra Preconceitos”, que gerou uma grande polêmica na internet em agosto. [Leia mais...]

Conar condena campanha da Renault sobre nordestinos; veja

Foto: Reprodução/ YouTube

Por: Matheus Simoni no dia 06 de outubro de 2017 às 15:06

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou que a montadora Renault altere a campanha “Renografias III – Viajar Quebra Preconceitos”, que gerou uma grande polêmica na internet em agosto. Publicado nos perfis da Renault Brasil no Facebook, Twitter e Youtube, o vídeo tinha como título "Nordestino São Preguiçosos" e já havia sido retirado do ar pela própria empresa. A decisão do órgão foi tomada na última quinta-feira (5), em reunião do Conselho de Ética do Conar.

A campanha retrata um turista passeando por pontos turísticos do Nordeste e reclamava que não podia conhecer mais lugares porque todo o comércio estava fechado. "A gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar", diz o rapaz, antes de ser surpreendido por comentários em seu smartphone que mostram que as ruas estavam desertas por se tratar de um domingo.

A marca de automóveis foi bastante criticada por ter – ao contrário do que o título da ação insinua – perpetuado estereótipos sobre determinadas regiões do País. Para voltar a veicular a campanha, a Renault foi obrigada a promover alterações na campanha de acordo com o determinado pelos membros do Conselho.

 

Conar condena campanha da Renault sobre nordestinos; veja - Metro 1