Brasil

Governo autoriza criação de quase duas mil vagas de professores e técnicos em universidades federais

Governo autoriza quase duas mil vagas de professores e técnicos em universidades federais [Leia mais...]

[Governo autoriza criação de quase duas mil vagas de professores e técnicos em universidades federais]
Foto : Arquivo/ Agência Brasil

Por Luiza Leão no dia 19 de Outubro de 2017 ⋅ 15:28

Foram autorizadas 1.900 vagas, que devem ser incluídas em 2017 e 2018, para professores e para o quadro técnico-administrativo das universidades federais do Brasil. A Portaria Interministerial 316, de 9/10/2017, foi publicada no Diário Oficial da União, e já autorizada nesta quinta-feira (19) pelos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Desse total de vagas, 1.200 são para a contratação de docentes. Outras 700 são para cargos técnico-administrativos. De acordo com o MEC, a medida pretende recompor, parcialmente, o quadro de servidores necessário para atender as quatro universidades mais novas, criadas em 2013; a expansão referente aos cursos de medicina; a ampliação de campi; e a regularização de deficit de técnico administrativos decorrentes de decisões judiciais.

A ampliação efetiva dessas vagas previstas ao ano de 2018, no entanto, irá depender de confirmação orçamentária pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
A última liberação de vagas de docentes ocorreu em agosto de 2015, informou o MEC. Na época, foram autorizadas 880 vagas para contratação no âmbito do programa de ampliação dos cursos de medicina. Já no caso do quadro técnico-administrativo, a última liberação de vagas havia sido em abril de 2014.

Notícias relacionadas