Brasil

Presidente do STF define sociedade brasileira como \"patrimonialista\" e \"machista\"

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (26), durante um seminário sobre as mulheres na Justiça, realizado na Embaixada da França, em Brasília, que o fato de chefiar o STF não passa de um dado \"circunstancial\" num país cuja sociedade permanece em grande medida \"patrimonialista, machista e muito preconceituosa com a mulher\". [Leia mais...]

[Presidente do STF define sociedade brasileira como \
Foto : Divulgação/ STF

Por Matheus Morais no dia 26 de Outubro de 2017 ⋅ 12:03

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (26), durante um seminário sobre as mulheres na Justiça, realizado na Embaixada da França, em Brasília, que o fato de chefiar o STF não passa de um dado \"circunstancial\" num país cuja sociedade permanece em grande medida \"patrimonialista, machista e muito preconceituosa com a mulher\".

\"O simples querer feminino é encarado como uma forma de ousadia\", disse Grace Mendonça. \"Ainda que ocupando um cargo que tenha uma percepção de autoridade, ainda somos vistas, sim, com estranheza\".

Cármen Lúcia destacou que a face mais grave desse constrangimento social em relação à mulher se expressa no feminicídio. \"Continua havendo mulheres mortas, e não apenas pelos companheiros , mortas por uma sociedade que não vê que a mulher não é a causadora do feminicídio, que é um homicídio causado somente por ela ser mulher\", disse.

Notícias relacionadas

[STJ manda soltar ex-governador Luiz Fernando Pezão]
Brasil

STJ manda soltar ex-governador Luiz Fernando Pezão

Por Kamille Martinho no dia 10 de Dezembro de 2019 ⋅ 18:20 em Brasil

Pezão foi preso em novembro do ano passado. Ele é réu na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, acusado de integrar esquema de corrupção