Brasil

Após forte chuva, incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado

O incêndio que tomou conta do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o último dia 17, foi controlado com ajuda da forte chuva que atingiu a localidade na tarde do último sábado (28). \"Choveu praticamente na área toda do parque. Na área que estava queimando, todo o incêndio está controlado. [Leia mais...]

[Após forte chuva, incêndio na Chapada dos Veadeiros é controlado]
Foto : Valter Campanato/Agência Brasil

Por Laura Lorenzo no dia 29 de Outubro de 2017 ⋅ 11:17

O incêndio que tomou conta do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o último dia 17, foi controlado com ajuda da forte chuva que atingiu a localidade na tarde do último sábado (28). \"Choveu praticamente na área toda do parque. Na área que estava queimando, todo o incêndio está controlado. A perspectiva é de caminhar para a extinção [do fogo], mas vamos manter o estado de prontidão\", disse o chefe do parque, Fernando Tatagiba, ao portal Agência Brasil.

Apesar da chuva ter chegado atrasada um dia, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi o suficiente para permitir que seja iniciada a desmontagem do esquema de combate da equipe, composta por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), bombeiros do Distrito Federal e de Goiás e voluntários de estados como Tocantins e Minas Gerais.

Ao longo de dez dias, o grupo conseguiu controlar o incêndio na parte sul do parque e passou a aglutinar esforços no norte, na região dos Saltos até o Catingueiro, próximo ao município de Cavalcante. Ao sul, estão localizados o Rio das Cobras, o Vale do Rio São Miguel, Pouso Alto e Cara Preta.

Notícias relacionadas