
Brasil
Ex-ministro José Dirceu será convocado pela CPI da Petrobras
Foi aprovada nesta quinta-feira (27) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, a convocação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que foi acusado pelo empresário Milton Pascowitch de receber propina das empresas Hope e Apolo contratadas pela Petrobras. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/ Veja
Foi aprovada nesta quinta-feira (27) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, a convocação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que foi acusado pelo empresário Milton Pascowitch de receber propina das empresas Hope e Apolo contratadas pela Petrobras. O colegiado ainda decidiu convocar o presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht; e o ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Jorge Zelada, para explicarem irregularidades na estatal.
Zelada, que sucedeu Nestor Cerveró, no cargo entre 2008 e 2012, foi citado como um dos beneficiários do esquema de corrupção pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em depoimento à Justiça Federal em Curitiba. As convocações aprovadas são necessárias para que os deputados possam ouvir, na próxima semana, os depoimentos de 16 presos pela Operação Lava Jato na capital paranaense.
A comissão está reunida nesta quinta-feira para ouvir quatro executivos de empresas prestadoras de serviço à Petrobras. Presos pela Polícia Federal na 9ª fase da Operação Lava Jato, acusados de pagar propina a funcionários da BR Distribuidora em troca de informações privilegiadas, os executivos da Arxo Industrial - João Gualberto Pereira, Gilson Pereira e Sérgio Maçaneiro – usaram o direito de ficarem calados garantido por habeas corpus concedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Eles se recusaram a responder perguntas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.