Brasil

Conta de luz pode ficar ainda mais cara, diz ministro de Energia

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, admitiu nesta segunda-feira (30) a possibilidade da conta de luz ficar ainda mais cara. De acordo com ele, caso o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decida acionar as usinas elétricas sem considerar o menor valor cobrado, existe a possibilidade da alta. “Está sendo cogitado, decidido não”, declarou.[Leia mais...]

[Conta de luz pode ficar ainda mais cara, diz ministro de Energia]
Foto : Agência Brasil

Por Paloma Morais no dia 30 de Outubro de 2017 ⋅ 15:19

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, admitiu nesta segunda-feira (30) a possibilidade da conta de luz ficar ainda mais cara. De acordo com ele, caso o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decida acionar as usinas elétricas sem considerar o menor valor cobrado, existe a possibilidade da alta. “Está sendo cogitado, decidido não”, declarou. “Não há um risco mais severo de desabastecimento, porém vai ter um impacto como já vem tendo na tarifa para o consumidor”, acrescentou.

Com a falta de chuva, os reservatórios das hidrelétricas estão em baixa e por isso a mudança estaria sendo discutida. Atualmente, as termelétricas, que têm um custo mais elevado que as hidrelétricas, são ligadas por ordem de mérito, ou seja, apenas as que estão dentro de um limite de preço. O fim dessa ordem liberaria o acionamento de qualquer termelétrica, o que poderia elevar a participação da energia térmica no país.

Notícias relacionadas