
Brasil
Modelagem para privatização da Eletrobras está definida, anuncia secretário
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, anunciou nesta terça-feira (31) que a modelagem para o processo de privatização da Eletrobras já foi definido pelas áreas técnicas dos ministérios de Minas e Energia, do Planejamento e da Fazenda e o texto da medida provisória deve ser encaminhado até a semana que vem para análise dos ministros. [Leia mais...]

Foto: Alexandre Marchetti /ItaipuBinacional
O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Paulo Pedrosa, anunciou nesta terça-feira (31) que a modelagem para o processo de privatização da Eletrobras já foi definido pelas áreas técnicas dos ministérios de Minas e Energia, do Planejamento e da Fazenda e o texto da medida provisória deve ser encaminhado até a semana que vem para análise dos ministros.
De acordo com o secretário, a análise técnica já foi concluída e cabe aos ministros tomar a decisão política para definir o percentual que cada investidor poderá ter no bloco de controle. Pedrosa disse ainda que a ideia é fazer da Eletrobras uma “grande corporação nacional” com “visão de longo prazo” e “gestão forte”, comparando a ideia com a Embraer e a Vale.
A estimativa é que o governo consiga arrecadar R$ 12 bilhões com a privatização da estatal que, de acordo com o secretário, perdeu R$ 175 bilhões nos últimos 13 anos em recursos que a União deixou de arrecadar e, segundo ele, “vem se tornando irrelevante no setor elétrico brasileiro”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.