Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Após morte de uma tonelada de peixes, turbinas de Belo Monte devem ser paradas

Brasil

Após morte de uma tonelada de peixes, turbinas de Belo Monte devem ser paradas

Por determinação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os testes em unidades geradoras vão ser paralisados pela empresa Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, instalada no Rio Xingu, no Pará. [Leia mais...]

Após morte de uma tonelada de peixes, turbinas de Belo Monte devem ser paradas

Foto: Regina Santos/ Norte Energia

Por: Matheus Morais no dia 14 de março de 2018 às 09:40

Atualizado: no dia 14 de março de 2018 às 09:48

Por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, os testes em unidades geradoras vão ser paralisados pela empresa Norte Energia, responsável pela usina hidrelétrica de Belo Monte, instalada no Rio Xingu, no Pará. Segundo o Ibama, tentativas realizadas em janeiro causaram a morte de pelo menos uma tonelada de peixes.

A notificação que proibiu a empresa de realizar novos testes e manobras de parada e partida das unidades operantes até apresentar um plano para diminuir impactos contra a fauna aquática foi emitida na sexta-feira.

Segundo o Ibama, nos testes realizados em janeiro, a rotação das turbinas atraíram cardumes que se aproximaram do equipamento. Os animais morrem quando a velocidade aumenta. "Em operação normal, a força da correnteza impede a aproximação da fauna aquática", diz a nota do órgão.

Já a Norte Energia disse que tem providenciado barreiras e outras soluções para dar evasão aos cardumes nas zonas próximas do tubo de sucção de unidades geradoras. A empresa informou ainda que mantém equipes de resgate de peixes, que atuam no acompanhamento das turbinas e nas manobras de comportas.

O Ibama informou que o aviso antecede o início dos testes da nova turbina do empreendimento, mas se aplica às outras oito unidades que já estão em operação.