Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Batalhão denunciado por Marielle é o que mais mata no Rio

Brasil

Batalhão denunciado por Marielle é o que mais mata no Rio

Criado em 2010 pelo então secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o batalhão é responsável pelos bairros de Irajá, Pavuna, Vicente de Carvalho e Costa Barros, onde estão os complexos de favelas da Pedreira e do Chapadão, dois dos mais violentos da cidade, cada um controlado por uma facção e a 30 km do centro do Rio. [Leia mais...]

Batalhão denunciado por Marielle é o que mais mata no Rio

Foto: Reprodução / Globo

Por: Alexandre Galvão no dia 16 de março de 2018 às 07:20

Atualizado: no dia 16 de março de 2018 às 07:57

Dias antes de ser assassinada, a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL), denunciou o 41º Batalhão da Polícia Militar. A companhia é a que mais mata no estado do Rio de Janeiro, segundo a Folha.

Em nenhuma outra região do Rio a PM mata e atira mais. Cálculo feito pela Folha, com base em informações do Instituto de Segurança Pública do Estado, mostra que a unidade está no topo do ranking de homicídios em supostos confrontos com a polícia.

Foram 567 desde 2011, por exemplo, quando os números referentes à unidade começaram a ser compilados.

Criado em 2010 pelo então secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o batalhão é responsável pelos bairros de Irajá, Pavuna, Vicente de Carvalho e Costa Barros, onde estão os complexos de favelas da Pedreira e do Chapadão, dois dos mais violentos da cidade, cada um controlado por uma facção e a 30 km do centro do Rio.

Em janeiro deste ano, 41% das mortes violentas naquela região foram de autoria dos agentes do 41º BPM.