Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo faz acordo para suspender greve dos caminhoneiros por 15 dias

Brasil

Governo faz acordo para suspender greve dos caminhoneiros por 15 dias

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa em Brasília pelos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes)

Governo faz acordo para suspender greve dos caminhoneiros por 15 dias

Foto: Marcelo Pinto/APlateia

Por: Matheus Simoni no dia 24 de maio de 2018 às 21:43

Membros do governo federal anunciaram na noite de hoje (24) que um acordo com representantes dos caminhoneiros foi fechado pela suspensão da paralisação da categoria, iniciada há quatro dias com bloqueios nas principais rodovias do país. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa em Brasília pelos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo), Eduardo Guardia (Fazenda) e Valter Casimiro (Transportes).

Os caminhoneiros aceitaram que o governo reduzisse a zero a alíquota da Cide, em 2018, sobre o óleo diesel, bem como as necessárias providências decorrentes dessa medida. O acordo foi fechado com representantes da Fetrabens, CNTA, Unicam, Sinaceg, CNT, NTU e Federação dos Transportadores Autônomos de Carga.

No entanto, a Associação dos Caminhoneiros (Abcam) afirmou que vai manter o movimento e que não concorda com a política do governo. O órgão representa 700 mil caminhoneiros. A Abcam não concordou e abandonou a reunião após ter negado o pedido de que a isenção de impostos se tornasse lei.

Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), subiu para 496 o número de protestos de caminhoneiros em todo país. Questionado se, com o anúncio, haverá normalização da situação, Padilha disse acreditar que a “qualquer momento” o movimento dos caminhoneiros começará a ser “desativado”.