Brasil

Governo da Espanha vai ajudar Brasil a recompor acervo do Museu Nacional

Nesta semana, o governo francês também ofereceu ajuda ao Brasil e disse que vai enviar quatro especialistas na área de museus ao Rio de Janeiro

[Governo da Espanha vai ajudar Brasil a recompor acervo do Museu Nacional]
Foto : Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Alexandre Galvão no dia 14 de Setembro de 2018 ⋅ 19:40

O governo espanhol irá ajudar o Brasil na recomposição do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, segundo o ministro da Cultura e Esporte da Espanha, José Guirao Cabrera, que é ex-diretor do Museu Nacional de Arte Reina Sofía, um dos mais importantes da Espanha.

De acordo com o ministro, o país ibérico tem documentos históricos que estão nos museus, "às vezes, até fora de exposição, que devem ser relevantes ao Brasil". O anúncio foi feito durante encontro com o ministro da Educação, Rossieli Soares, em Madri.

“Em reconhecimento a essa história, a Espanha ajudará o Brasil na recomposição do acervo ao Museu Nacional”, disse Cabrera, segundo nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de ajudar na recomposição do acervo, Cabrera também afirmou que vai colocar à disposição especialistas da área para apoiar o Brasil na reconstrução do prédio histórico. Rossieli disse que irá identificar os tipos de especialistas necessários e, em seguida, comunicar o Ministério da Cultura da Espanha.

Nesta semana, o governo francês também ofereceu ajuda ao Brasil e disse que vai enviar quatro especialistas na área de museus ao Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas