Brasil
Juízes jovens sem conhecimento da realidade são recrutados para cargos públicos, diz Toffoli
De acordo com ele, recém-formados tornam-se autoridades com peso enorme de poder, mas sem experiência
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, afirmou ontem (2), de acordo com o blog de Fausto Macedo no Estadão, que os juízes brasileiros ainda jovens “sem ter socializado” e antes de adquirir “conhecimento da realidade” assumem os cargos. “Nós recrutamos juízes no Brasil que são recém-formados, 23, 24, 25 anos, sem experiência de vida, sem socialização, o que significa que o juiz se socializa, conhece o mundo já tendo uma caneta com peso enorme de poder, mas ainda sem a socialização que lhe dá a devida responsabilidade”, afirmou Toffoli.
Como presidente do Conselho Nacional de Justiça, Toffoli defendeu um maior diálogo com universidades e a formação dos bacharéis de direito que vão assumir cargos públicos, principalmente dos juízes. “Aquele garoto se torna uma autoridade aos 25 anos de idade, que ainda não tem conhecimento geral do que é a realidade, ele ainda está se formando e passa a ter o poder de afastar uma lei, um contrato, em nome de princípios constitucionais sem ter ideia do impacto daquele ato para toda a sociedade e não só para as partes que estão ali em um específico litígio”, afirmou o ministro, em Nova York.
Dias Toffoli participa nos Estados Unidos do evento II Law and Economics, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Universidade de Columbia e com apoio do jornal Financial Times, do Brazilian American Chamber of Commerce e da CLS Brazil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.