Brasil

Produtores de energia querem parceria com indígenas em novas hidrelétricas

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a ação é um dos vários esforços do setor para tentar destravar o uso do potencial hídrico do país

[Produtores de energia querem parceria com indígenas em novas hidrelétricas ]
Foto : Divulgação / Norte Energia

Por Daniel Brito no dia 12 de Novembro de 2018 ⋅ 21:30

Empresas produtoras de energia vão entregar ao governo do presidente eleito Jair Bolsonaro um projeto de lei para facilitar a construção de usinas hidrelétricas em áreas indígenas, com contrapartida financeira às comunidades locais, segundo informou hoje (11) o jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, a ação integra esforços do setor para tentar destravar o uso do potencial hídrico do país. O texto do projeto, elaborado por empresas e entidades do setor, prevê o uso de parte da receita das usinas para estabelecer um fundo financeiro administrado pelo empreendedor, por lideranças da comunidade indígena local e pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Ainda segundo a Folha, representantes da equipe de Bolsonaro já se posicionaram a favor da retomada da construção de hidrelétricas no país e, além disso, o próprio Bolsonaro se manifesta a favor da exploração de atividades econômicas em terras indígenas. 

 

 

 

 

Notícias relacionadas