Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Moradores de áreas próximas a barragens da Vale são retirados de casa em Minas

Brasil

Moradores de áreas próximas a barragens da Vale são retirados de casa em Minas

Ação é para dar continuidade ao descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, segundo a empresa

Moradores de áreas próximas a barragens da Vale são retirados de casa em Minas

Foto: Reprodução / JN

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de fevereiro de 2019 às 11:21

Cerca de 75 moradores de áreas próximas a barragens da mineradora Vale nas cidades mineiras de Nova Lima e Ouro Preto deverão deixar suas casas na manhã de hoje (20).

De acordo com o portal R7, a Prefeitura de Nova Lima informou que o Plano de Ação de Emergência de Barragens para a estrutura de Vargem Grande foi acionado por volta das 8h45, o que faz com que 38 famílias da cidade tenham que ser evacuadas para evitar tragédias em um possível rompimento da estrutura.

A Vale informou, em comunicado, que a ação é para dar continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro. Ainda segundo a empresa, foi iniciada a preparação para a realocação das pessoas nas zonas de autossalvamento associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale.

Após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, o governo federal determinou a desativação de todas as barragens construídas pelo método de alteamento a montante, mais barato e considerado menos seguro.