Brasil

Companhias aéreas fiscalizam bagagens de mão a partir do dia 17 em Salvador; veja tamanho

Empresas alegam que, desde que a cobrança da bagagem despachada entrou em vigor, muitas pessoas passaram a levar malas maiores a bordo

[Companhias aéreas fiscalizam bagagens de mão a partir do dia 17 em Salvador; veja tamanho]
Foto : Divulgação/ Will Recarey

Por Juliana Almirante no dia 09 de Abril de 2019 ⋅ 11:40

As companhias aéreas do país vão fiscalizar com mais rigor o tamanho das malas de bordo no Aeroporto Internacional de Salvador a partir do próximo dia 17, de acordo com nota da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) enviada ao Metro1.

O terminal da capital baiana faz parte do segundo grupo de aeroportos que adotarão a medida: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes - Gilberto Freyre (Recife/PE) e Aeroporto Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA). 

Do próximo dia 17 até 1 de maio, os passageiros serão orientados sobre as regras de tamanho das bagagens de mão. Depois, a partir do dia 2 de maio, começa a fase de triagem. Sendo assim, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

O primeiro grupo de aeroportos - que inclui terminais de Brasília (DF), Curitiba (PR), Campinas (SP) e Natal (RN) - vai implementar a medida amanhã (10), em caráter educativo; com início da fiscalização no dia 25 de abril.

As empresas alegam que o objetivo da ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros.

As bagagens podem as seguintes dimensões: 35 centímetros de largura, 25 centímetros de profundidade e 55 centímetros de altura. As medidas seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), para melhor acomodação, conforto e segurança.

Notícias relacionadas