
Brasil
Inglês indiciado por veleiro com 1t de cocaína em Cabo Verde é extraditado
Embarcação foi apreendida em 2017, o que levou a prisão de três brasileiros - dois deles baianos

Foto: Reprodução
Indiciado pelo caso do veleiro preso com uma tonelada de cocaína em um veleiro em Cabo Verde, o inglês Robert James Delbos foi extraditado da Espanha para o Brasil na última quinta-feira (11).
A embarcação foi apreendida em 2017, o que levou a prisão de três brasileiros - dois deles baianos. Eles alegavam que não sabiam da existência da droga e acabaram soltos em fevereiro deste ano. O trio vai responder ao processo em liberdade.
A extradição foi feita com base no tratado de extradição firmado entre Brasil e Espanha. Delbos era procurado pelo Juízo da 2ª Vara Federal Criminal de Salvador pela suposta prática do crime de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.
As investigações concluíram que o inglês chegou ao Brasil como tripulante da embarcação e foi apontado como o responsável por pagar a reforma feita para acondicionar a droga no veleiro.
Também para fins de extradição, o governo brasileiro entregou ao governo da Espanha, por sua vez, o espanhol Antonio Planells Torres. Ele também era procurado pela Justiça espanhola pelo crime de tráfico de drogas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.