Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

Brasil

Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

Número de produtos aprovados tem crescido nos últimos três anos, o que preocupa ambientalistas

Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

Foto: Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 21 de maio de 2019 às 11:40

O Ministério da Agricultura formalizou hoje (21) o registro de mais 31 agrotóxicos. Em todo o ano, já são 169 produtos autorizados.

O número de agrotóxicos aprovados no Brasil vem crescendo de forma significativa nos últimos três anos, o que gera preocupação em ambientalistas e profissionais da saúde. Em 2015, foram 139, enquanto em 2018 a quantidade subiu para 450. O Ministério da Agricultura afirma que o aumento da velocidade dos registros se deve a ganhos de eficiência possibilitados por "medidas desburocratizantes".

Um agrotóxico só é liberado para uso após ser autorizado pelo Ministério da Agricultura, que verifica a eficiência no combate a pragas e doenças no campo; pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia os riscos à saúde; e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que analisa os perigos ambientais.

A lista dos 169 produtos autorizados contém desde um novo princípio ativo (produto técnico) e suas "cópias" quando caem as patentes (produto técnico equivalente) até o composto que chega ao agricultor (produto formulado) e os "genéricos" desse composto (produto formulado equivalente).