Brasil

Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano

Número de produtos aprovados tem crescido nos últimos três anos, o que preocupa ambientalistas

[Governo federal aprova registro de mais 31 agrotóxicos, somando 169 no ano]
Foto : Agência Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 21 de Maio de 2019 ⋅ 11:40

O Ministério da Agricultura formalizou hoje (21) o registro de mais 31 agrotóxicos. Em todo o ano, já são 169 produtos autorizados.

O número de agrotóxicos aprovados no Brasil vem crescendo de forma significativa nos últimos três anos, o que gera preocupação em ambientalistas e profissionais da saúde. Em 2015, foram 139, enquanto em 2018 a quantidade subiu para 450. O Ministério da Agricultura afirma que o aumento da velocidade dos registros se deve a ganhos de eficiência possibilitados por "medidas desburocratizantes".

Um agrotóxico só é liberado para uso após ser autorizado pelo Ministério da Agricultura, que verifica a eficiência no combate a pragas e doenças no campo; pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que avalia os riscos à saúde; e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que analisa os perigos ambientais.

A lista dos 169 produtos autorizados contém desde um novo princípio ativo (produto técnico) e suas "cópias" quando caem as patentes (produto técnico equivalente) até o composto que chega ao agricultor (produto formulado) e os "genéricos" desse composto (produto formulado equivalente).

Notícias relacionadas