
Brasil
Brumadinho: Relator da CPI diz que indiciará até 15 pessoas
O relatório também vai encaminhar uma série de propostas legislativas em resposta ao desastre

Foto: Isac Nóbrega/PR
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado que investiga as causas do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG) deve pedir o indiciamento de até 15 pessoas. Entre elas estão funcionários que atestaram a segurança da barragem e diretores da mineradora. As informações são do Estadão.
O relatório da CPI também vai encaminhar uma série de propostas legislativas em resposta ao desastre. Entre os projetos, o senador vai propor um novo imposto para o setor de mineração exigir o fim de todas as barragens de minério em um prazo de dez anos e determinar que as mineradoras sejam auditadas por empresas designadas pela ANM (Agência Nacional de Mineração). A previsão de apresentação do relatório está para o dia 2 de julho.
Os consultores legislativos que auxiliam a CPI ainda possuem dúvidas sobre quais crimes cada pessoa será acusada. Entre as tipificações estão o crime de omissão e homicídio com dolo eventual.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.