Brasil

Talude de mina da Vale em Barão de Cocais se movimenta 42,4 cm por dia

Na sexta-feira passada, uma porção do talude se soltou e se acomodou no fundo da cava da mina

[Talude de mina da Vale em Barão de Cocais se movimenta 42,4 cm por dia]
Foto : Reprodução/TV Globo

Por Daniel Brito no dia 02 de Junho de 2019 ⋅ 16:40

A movimentação da parte inferior do talude norte da Mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, Região Central de Minas Gerais, atingiu uma velocidade de 42,4 centímetros por dia. A informação foi divulgada hoje (2), pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

Na sexta-feira passada (31), uma porção do talude se soltou e se acomodou no fundo da cava da mina. Segundo a Defesa Civil do estado, a parte tinha 600 m².

A Vale informou que a Barragem Sul Superior, a 1,5 km do talude, mesmo com sérios riscos de rompimento, não foi afetada e que “as primeiras avaliações indicam que o material está deslizando de forma gradual, o que até o momento corrobora as estimativas de que o desprendimento do talude deverá ocorrer sem maiores consequências”.

O Corpo de Bombeiros disse que 27 militares estão na região da barragem, de prontidão, com 10 viaturas, para agirem, em caso de necessidade. Quase 500 moradores da aréa proxima da mina, chamada de zona de autossalvamento, já deixaram suas casas desde fevereiro, de acordo com o portal G1 Minas.

 

Notícias relacionadas

[Mega-Sena sorteia R$ 3 mi hoje]
Brasil

Mega-Sena sorteia R$ 3 mi hoje

Por Lara Curcino no dia 19 de Outubro de 2019 ⋅ 10:27 em Brasil

Concurso será às 20h; apostas podem ser feitas até 19h