Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil

Polícia Civil perdeu imagens dos assassinos de Marielle no dia do atentado

Segundo delegado, imagens foram salvas em "formato errado" e policiais não conseguiram recuperá-las

Polícia Civil perdeu imagens dos assassinos de Marielle no dia do atentado

Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Por: Marcela Vilar no dia 13 de outubro de 2019 às 12:30

De acordo com relatório da Delegacia de Homicídios do Rio (DH da Capital), policiais civis perderam "imagens relevantes" que identificariam os assassinos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, mortos em 14 de março do ano passado.

As imagens teriam sido registradas cerca de três horas antes do atentado por um estabelecimento na Tijuca. O cobalt prata, veículo usado para cometer o crime, apareceria nas gravações e permitiria identificar os ocupantes. Entretanto, policiais civis foram ao local, salvaram as imagens em um pen drive e retornaram 15 dias depois alegando terem perdido as imagens. Na ocasião, não foi possível recuperá-las. 

Em depoimento à Justiça, o delegado Giniton Lages, que chefiou as investigações, admitiu falhas na busca pelas imagens do trajeto percorrido pelos assassinos. Um dos erros foi que os agentes salvavam as imagens no "formato errado" em pendrives e impossibilitava a DH de acessá-las. Os agentes voltavam aos locais, mas nem sempre conseguiam recuperar as imagens. Segundo ele, foi o que ocorreu no caso da loja da Tijuca.