Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Secretário da Pesca diz que peixe é inteligente e 'sai de perto' com mancha de óleo

Brasil

Secretário da Pesca diz que peixe é inteligente e 'sai de perto' com mancha de óleo

Bolsonaro completa: "Obviamente, de vez em quando, fica  uma tartaruga na mancha de óleo, para não falar que ninguém fica. Um peixe, um golfinho pode ficar, mas tudo bem".

Secretário da Pesca diz que peixe é inteligente e 'sai de perto' com mancha de óleo

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Juliana Almirante no dia 01 de novembro de 2019 às 07:01

O secretário de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Junior disse, em transmissão ao vivo nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro ontem (31), que a população não precisa se preocupar com a contaminação dos peixes com o óleo no Nordeste. 

Ele disse que já foram feitos inúmeros testes e nenhum peixe foi contaminado. Além disso, segundo ele, o Ministério da Saúde não registrou nenhuma notificação por conta do óleo. 

"Lembrando, pessoal, o peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo, ele sai de perto, tem medo"

Bolsonaro completa: "Obviamente, de vez em quando, fica  uma tartaruga na mancha de óleo, para não falar que ninguém fica. Um peixe, um golfinho pode ficar, mas tudo bem. Estamos fazendo o possível, as investigações prosseguem e são complexas e a gente vai chegar a um ponto final. Não posso garantir se vai ter ponto final, a gente vai descobrir, mas está mais do que provado pela Universidade Federal da Bahia, que o petróleo é da Venezuela".

O presidente ainda disse, no início da transmissão, que a pesca tem papel excepcional no governo. Inclusive, ele afirmou que, se soubesse disso no início do mandato, não teria extinto o Ministério da Pesca. 

"Confesso: se eu soubesse, com detalhes, o potencial da nossa pesca e de Jorge, teria deixado o ministério da pesca em vigor, afinal de contas, traz divisa pra gente, é uma área bastante ampla. A pesca é muito mais do que a gente pensa, muitas vezes", afirmou.

Recuo

O Ministério da Agricultura chegou a proibir a pesca de camarão e lagosta em algumas áreas do Nordeste, mas voltou atrás e liberou, um dia depois. A proibição iria vigorar a partir de hoje e também atingiria a Bahia. 

De acordo com reportagem do Estadão, o governo federal não apresentou relatórios técnicos que motivaram a decisão de recuo.

Apesar da declaração do secretário Jorge Seif Junior, pesquisadores têm alertado para riscos de contaminação em peixes e frutos do mar. Um estudo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) já apontou resquícios de contaminação nesses animais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que os exames laboratoriais conduzidos pelo Ministério da Agricultura ainda estão em andamento e somente quando tiverem resultados será possível avaliar o risco e a segurança para o consumo de camarão e lagosta.