Governo formaliza Carlos Henrique de Sousa para a PF no Rio de Janeiro
Novo superintendente foi indicado pelo diretor Maurício Valeixo e teve o aval do ministro da Justiça, Sérgio Moro
![Governo formaliza Carlos Henrique de Sousa para a PF no Rio de Janeiro [Governo formaliza Carlos Henrique de Sousa para a PF no Rio de Janeiro]](https://www.metro1.com.br/noticias/83456,governo-formaliza-carlos-henrique-de-sousa-para-a-pf-no-rio-de-janeiro-3.jpg)
Por Juliana Rodrigues no dia 21 de Novembro de 2019 ⋅ 12:00
Três meses após o presidente Jair Bolsonaro sugerir um nome para a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União a nomeação de outro delegado, Carlos Henrique de Sousa, superintendente da PF em Pernambuco. Ele foi indicado pelo diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, com o aval do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
A definição do substituto de Ricardo Saadi no posto levou a um desentendimento entre Bolsonaro e Moro, além de causar desgaste entre o presidente, a cúpula da PF e o próprio ministro. O chefe do Executivo nacional queria substituir Saadi por Alexandre Saraiva, superintendente no Amazonas, mas a PF não aceitava uma indicação "de cima para baixo".
A portaria também traz a nomeação da delegada Carla Patricia Cíntia Barros da Cunha como superintendente da PF em Pernambuco, substituindo Carlos Henrique Sousa. Quem assina é o número 2 do Ministério da Justiça, o secretário-executivo da PF, Luiz Pontel, em substituição ao ministro Moro.
Outra mudança é a nomeação do delegado João Vianey Xavier Filho, ex-coordenador de inteligência da PF, como superintendente em Alagoas.