Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo formaliza Carlos Henrique de Sousa para a PF no Rio de Janeiro

Brasil

Governo formaliza Carlos Henrique de Sousa para a PF no Rio de Janeiro

Novo superintendente foi indicado pelo diretor Maurício Valeixo e teve o aval do ministro da Justiça, Sérgio Moro

Governo formaliza Carlos Henrique de Sousa para a PF no Rio de Janeiro

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 21 de novembro de 2019 às 12:00

Três meses após o presidente Jair Bolsonaro sugerir um nome para a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União a nomeação de outro delegado, Carlos Henrique de Sousa, superintendente da PF em Pernambuco. Ele foi indicado pelo diretor geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, com o aval do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

A definição do substituto de Ricardo Saadi no posto levou a um desentendimento entre Bolsonaro e Moro, além de causar desgaste entre o presidente, a cúpula da PF e o próprio ministro. O chefe do Executivo nacional queria substituir Saadi por Alexandre Saraiva, superintendente no Amazonas, mas a PF não aceitava uma indicação "de cima para baixo".

A portaria também traz a nomeação da delegada Carla Patricia Cíntia Barros da Cunha como superintendente da PF em Pernambuco, substituindo Carlos Henrique Sousa. Quem assina é o número 2 do Ministério da Justiça, o secretário-executivo da PF, Luiz Pontel, em substituição ao ministro Moro.

Outra mudança é a nomeação do delegado João Vianey Xavier Filho, ex-coordenador de inteligência da PF, como superintendente em Alagoas.