Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 16 de março de 2024

Brasil

Florianópolis começa a avisar por SMS quem mora perto de pessoas infectadas

Serviço usa bases de dados do governo e não necessita de cadastro prévio

Florianópolis começa a avisar por SMS quem mora perto de pessoas infectadas

Foto: Divulgação / Prefeitura de Florianópolis

Por: Juliana Rodrigues no dia 01 de abril de 2020 às 21:30

A Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, está enviando mensagens de texto para o celular de pessoas que moram a 200 metros de pacientes com diagnóstico confirmado de coronavírus. Segundo o G1, o serviço por SMS começou a funcionar na tarde de ontem (31). A gestão municipal também quer usar a tecnologia para monitorar pessoas com Covid-19, mas o início desta etapa não tem data confirmada. 

Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado ontem (31), a capital catarinense tem 58 casos confirmados de Covid-19. Em todo o estado, são 235 registros e duas mortes pelo coronavírus. A quarentena no estado foi prorrogada até o dia 7 de abril.

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informou que só nas primeiras horas de funcionamento do software foram enviadas 14 mil mensagens, segundo a Secretaria de Saúde municipal. O envio só é feito caso haja confirmação de pessoas com Covid-19 na região. Não é necessário nenhum cadastro prévio.

O envio da mensagem é automático, utilizando dados disponíveis em bases do próprio governo. O nome e o endereço exato do doente são preservados. Quatro empresas parceiras da prefeitura desenvolveram gratuitamente a ferramenta, que deve ser ampliada para outras regiões.