Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Brasil

Sem apresentar estudos, Bolsonaro insiste que cloroquina seria eficaz

Apesar da declaração do presidente, a substância não tem eficácia comprovada no combate à Covid-19

Sem apresentar estudos, Bolsonaro insiste que cloroquina seria eficaz

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Juliana Almirante no dia 08 de abril de 2020 às 13:17

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (8) que "cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz" no combate ao novo coronavírus. 

Apesar da declaração do presidente, a substância não tem eficácia comprovada no combate à Covid-19. O próprio Bolsonaro já admitiu a falta de comprovação na semana passada durante pronunciamento.

Na declaração de hoje, Bolsonaro também voltou a questionar se coordenador do Centro de Contingência de coronavírus no estado de São Paulo, David Uip, usou a substância para o tratamento da doença.

O presidente disse ainda que fala da cloroquina "há 40 dias". De acordo com reportagem do jornal O Globo, no entanto, a primeira declaração pública de Bolsonaro sobre o assunto, no entanto, foi no dia 21 de março, há menos de 20 dias. 

Ele ainda ressaltou ter conversado sobre isso com "dezenas médicos e alguns chefes de estados", entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

"Há 40 dias venho falando do uso da Hidroxicloroquina no tratamento do COVID-19. Sempre busquei tratar da vida das pessoas em 1° lugar, mas também se preocupando em preservar empregos. Fiz, ao longo desse tempo, contato com dezenas médicos e alguns chefes de estados de outros países. Cada vez mais o uso da cloroquina se apresenta como algo eficaz", escreveu o presidente, nas redes sociais.