Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 11 de abril de 2024

Brasil

Maioria dos estudantes prefere que Enem aconteça em maio de 2021

Segundo o Inep, quase 20% dos inscritos no exame participaram da enquete sobre a nova data

Maioria dos estudantes prefere que Enem aconteça em maio de 2021

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 01 de julho de 2020 às 13:00

O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, divulgaram hoje (1º) o resultado da enquete para definir as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e os próximos passos para a realização do exame.

De acordo com Lopes, 50% dos participantes disseram preferir que a prova aconteça em maio de 2021, mas a realização do exame ainda deverá ser discutida com entidades que representam o ensino médio e o ensino superior.

O presidente do Inep pontuou, ainda, que a aplicação em maio dificulta a entrada no ensino superior no primeiro semestre do ano que vem. Segundo Lopes, a data definitiva pode não ser em maio, caso as entidades cheguem a este consenso. "A expectativa é que em duas a três semanas a gente defina a data do Enem após o processo de construção coletiva", disse, segundo o G1.

Entre os 5,8 milhões de candidatos confirmados para o Enem, 1.113.350 participaram da enquete, o que representa 19,3% dos inscritos confirmados.