Brasil

Ex-ministros e ex-presidentes do BC cobram desmatamento zero na Amazônia e no Cerrado

Divulgação da carta veio após pressões de investidores internacionais que pediram um combate mais efetivo do governo contra o desmatamento

[Ex-ministros e ex-presidentes do BC cobram desmatamento zero na Amazônia e no Cerrado]
Foto : Agência Brasil

Por Luciana Freire no dia 14 de Julho de 2020 ⋅ 19:30

Ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central (BC) se uniram para assinar uma carta defendendo uma retomada econômica atenta ao meio ambiente e cobraram o desmatamento zero na Amazônia e no Cerrado.

A carta foi assinada pelos ex-ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, Gustavo Krause, Henrique Meirelles, Joaquim Levy, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Maílson da Nóbrega, Marcílio Moreira, Nelson Barbosa, Pedro Malan, Rubens Ricupero e Zélia Cardoso de Mello.

A divulgação da carta veio após pressões de investidores internacionais e de empresários brasileiros que pediram um combate mais efetivo contra o desmatamento pelo governo brasileiro. Eles alertam que os custos de “descuidar” do meio ambiente podem ser ainda maiores do que os da atual pandemia do coronavírus.

“Os efeitos de longo prazo da pandemia serão severos, inclusive devido ao contexto fiscal ainda mais desafiador. Superar a crise exige convergirmos em torno de uma agenda que nos possibilite retomar as atividades econômicas, endereçar os problemas sociais e, simultaneamente, construir uma economia mais resiliente ao lidar com os riscos climáticos e suas implicações para o Brasil”, diz trecho da carta.

Notícias relacionadas