Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

‘Não pode ser acidente’, diz delegado da PF sobre incêndios no Pantanal

Brasil

‘Não pode ser acidente’, diz delegado da PF sobre incêndios no Pantanal

Segundo os investigadores, há indícios de que o fogo foi iniciado intencionalmente com o intuito de criar uma área de pasto

‘Não pode ser acidente’, diz delegado da PF sobre incêndios no Pantanal

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Por: Kamille Martinho no dia 15 de setembro de 2020 às 09:20

A Operação Matáá, da Polícia Federal, deflagrada ontem (14), apreendeu documentos e celulares de fazendeiros do Mato Grosso do Sul com o objetivo de investigar as queimadas que estão consumindo o Pantanal, maior bioma úmido do mundo. Segundo os investigadores, há indícios de que o incêndio foi iniciado intencionalmente com o intuito de criar uma área de pasto.

“As queimadas começaram em espaços inóspitos, dentro das fazendas, onde não há nada perto, o que nos faz entender que não pode ser acidente. Teoricamente, alguém foi lá para isso [colocar fogo]”, disse o delegado Alan Givigi ao Estadão. “O fogo nesse caso seria para queima da mata nativa para fazer pasto. Já que não pode desmatar, porque é área protegida, coloca fogo e o pasto aumenta, sem levantar suspeita”, acrescentou.

A investigação identificou que quase 25 mil hectares dos cerca de 815 mil já devastados pelo fogo este ano. Os fazendeiros suspeitos poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a Unidades de Conservação, incêndio e poluição.