Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Em meio à crise com peritos, governo nomeia subsecretária da Perícia Médica Federal

Brasil

Em meio à crise com peritos, governo nomeia subsecretária da Perícia Médica Federal

Atrito entre categoria e governo se dá pela recusa dos peritos médicos a retomarem os trabalhos no INSS alegando falta de estrutura

Em meio à crise com peritos, governo nomeia subsecretária da Perícia Médica Federal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Danielle Campos no dia 18 de setembro de 2020 às 19:30

Em meio a uma crise entre o governo federal e a categoria dos peritos médicos, uma publicação do Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), nomeia Filomena Maria Bastos como nova subsecretária da Perícia Médica Federal. 

O atrito entre a classe e o governo se dá pela recusa da maioria dos peritos médicos a retomarem os trabalhos nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As perícias médicas estavam previstas para retornarem na última segunda-feira (14), quando o INSS iniciou a retomada gradual do atendimento presencial nas agências, fechadas por causa da pandemia de Covid-19, mas os peritos alegaram falta de estrutura para volta ao trabalho.

Em nota, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), afirmou que Filomena Maria Bastos foi coloca no cargo para "atuar como capitã do mato de peritos médicos". A associação ainda disse que o governo é "beligerante à categoria". 

A então subsecretária Karina Argolo, que ocupou o cargo até julho, deixou o emprego em protesto, com outros 120 peritos. Além da atual situação, uma medida provisória, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019, fez com que os peritos médicos deixassem de responder ao INSS , passando a ser subordinados à subsecretaria, ligada ao Ministério da Economia.